plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
QUANDO TUDO ERA MATO

Site mostra como era seu endereço há milhões de anos. Veja!

Mapa interativo surpreende ao exibir várias fases do desenvolvimento do planeta em comparação com os dias atuais; confira!

Imagem ilustrativa da notícia Site mostra como era seu endereço há milhões de anos. Veja! camera Mapa impressiona pela riqueza de detalhes | Reprodução/Ancient Earth

Muitas pessoas mais novas possuem dúvidas sobre como era, no passado, o local em que moram atualmente. E um site tem a incrível proposta de satisfazer esta curiosidade.

Mas não será possível visualizar como era apenas há 10 ou 20 anos atrás. O mapa permite aos usuários sobrepor os limites territoriais atuais às formações geológicas do passado, remontando até 750 milhões de anos atrás.

Os resultados são surpreendentes e revelam que o Brasil, por exemplo, não possuía o vasto Oceano Atlântico que banha seu litoral atualmente, estando separado por apenas alguns metros da África.

Veja também:

Gêmeas siamesas explicam como funciona rotina para namorar

É possível ter alergia à dinheiro? Saiba mais aqui!

Chamado de Ancient Earth, o mapa interativo foi criado por Ian Webster, curador do maior banco de dados digital de dinossauros do mundo.

Uma das características mais divertidas desse mapa interativo é a possibilidade de inserir um endereço específico, como a rua de sua casa, ou explorar regiões mais amplas, como cidades, estados ou países.

É possível navegar por datas que variam de zero a 750 milhões de anos, além de escolher visitar eras geológicas, desde o surgimento das primeiras algas verdes até a extinção dos dinossauros. Atualmente, o mapa oferece 26 opções de linhas do tempo, abrangendo períodos de 15 a 150 milhões de anos.

Embora o Ancient Earth esteja disponível apenas em inglês, é possível utilizar o recurso de tradução de páginas do Google para facilitar a navegação.

Além disso, a ferramenta apresenta recursos interessantes, como a opção de visualizar o globo terrestre em rotação, diferentes iluminações, cobertura de nuvens e a linha do Equador.

É possível dar zoom para obter uma melhor visualização dos limites geográficos, e cada período selecionado conta com um breve resumo da era geológica à qual pertence. Ao selecionar uma área próxima ao local escolhido, também é possível encontrar informações sobre possíveis espécies de dinossauros que habitavam aquela região.

ACESSE O MAPA AQUI

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias