NOTÍCIAS

Quadra nazarena entra na reta final

Terça-Feira, 23/10/2018, 07:52:42

Tamanho da fonte: A- A+
Devotos seguem em visitas à Basílica e Praça Santuário, onde acompanham missas e shows, além de prestarem veneração à Nossa Senhora. (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

No próximo domingo encerra oficialmente a programação do 226º Círio de Nazaré. São os últimos dias para visitar a imagem original de Nossa Senhora, que desceu do Glória e está no altar, na Basílica Santuário, agradecer as graças alcançadas e renovar os votos até outubro do ano que vem. Em toda área do complexo santuário, a movimentação segue intensa e encerra por volta das 22h, quando terminam as atrações musicais voltadas para toda comunidade católica, na programação do Círio Musical.

“A minha família é católica, então é uma tradição nossa acompanhar todos os anos, ir à missa, agradecer as graças da vida e renovar os votos de fé”, explica a babá Sandra Martins, que guarda um motivo bem especial para justificar a ida até a Basílica venerar a Santinha.

“Desde que eu me mudei, sozinha, para o Rio de Janeiro, eu não voltava aqui em Belém. Meu último Círio foi há 10 anos, então este ano é uma renovação de votos e muito agradecimento por todas as graças que eu alcancei na minha vida e da minha família”, conta, logo após encontrar-se diante da imagem original.

Centenas de fiéis passam diariamente pelo templo católico. No interior da igreja, uma grande concentração de fiéis pode ser observada durante todo o dia em frente à imagem da Santa, segundo a lenda, achada pelo caboclo Plácido, às margens do Igarapé Murucutu, onde foi erguido o templo e hoje serve como ponto de chegada do Círio de Nazaré. Na Praça Santuário, fica a imagem peregrina, a que sai nas procissões da quadra nazarena, também bastante visitada por fiéis e turistas que passam pela capital nesta época do ano.

“Eu aproveito não só a época do Círio, mas sempre que estou em Belém venho aqui ter esse contato com Nossa Senhora. Minha família passou por uma dificuldade grande em uma época e com a fé em nossa senhora nos permitiu reerguer a nossa vida”, relata o auxiliar de serviços gerais Mauro da Costa Dória, que vem todos os anos, a pé, do município vizinho de Marituba, para agradecer a cura da epilepsia do irmão.

SHOWS

Até domingo (28), a Praça Santuário de Nazaré recebe a festividade do Círio, com apresentações na Concha Acústica de artistas e shows musicais gratuitos, a partir das 20h30, com entrada franca.

MISSAS

Até domingo, sempre às 18h, na Basílica Santuário, são celebradas missas com pregações de bispos convidados. Hoje está prevista a participação de Dom Adolfo Zon, Bispo da Diocese de Alto Solimões (AM). Amanhã a pregação será de Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) e ex-arcebispo de Belém.

ROMARIAS

Quem deseja participar de procissões em honra à Nossa Senhora de Nazaré, ainda pode se programar para as três últimas romarias da festividade - a dos Corredores, no sábado; a Procissão da Festa, no domingo (28), que este ano sai da comunidade Santa Bernadete, na avenida Conselheiro Furtado, 1571; além do Recírio, na manhã de segunda-feira, que marca o fechamento da programação deste ano.

(Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)

Seja o primeiro a comentar. Clique aqui!

Sem Comentários

MAIS NOTICIAS

AGRADECIMENTO

Guarda de Nazaré se reúne para festa de fim de ano

Sexta-Feira, 14/12/2018, 17h27

CÍRIO

Mosqueiro celebra Nossa Senhora do Ó neste domingo

Domingo, 09/12/2018, 07h36

CÍRIO 2019

Diretoria da Festa de Nazaré toma posse nesta quinta (6)

Quarta-Feira, 05/12/2018, 16h53

CÍRIO 2018

Devotos da Virgem de Nazaré participam da Romaria da Festa

Domingo, 28/10/2018, 13h10

PATROCÍNIO

Escola Superior da Amazônia iTransito Celpa Guamá - Tratamento de Resíduos Parque Shopping Banco da Amazônia Claro Alubar