NOTÍCIAS

Romaria fluvial deve contar com 500 embarcações

Quinta-Feira, 10/10/2013, 09:11:41

Tamanho da fonte: A- A+
Fé nas águas já é tradição. Círio fluvial é realizado na manhã do segundo sábado do mês de outubro pelas águas da baía do Guajará (Foto: Rodolfo Nogueira/ DOL Arquivo)

Um expressivo número de aproximadamente 500 embarcações de todos os tamanhos, vindas de todas as partes trazendo milhares de romeiros devem participar neste sábado (12) da 28ª Romaria Fluvial em homenagem a Virgem de Nazaré em Belém.
 
De acordo com pesquisas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o crescimento do evento é gigantesco.

Segundo a Secretaria de Turismo do Pará (Paratur), o objetivo principal da criação da Romaria Fluvial  foi de homenagear  a Virgem de Nazaré e também de levar o Círio até os ribeirinhos.

O primeiro Círio Fluvial foi realizado em 1986 e contou com a participação de cerca de 50 embarcações; em 1987, um ano após a primeira Romaria Fluvial,  o numero de embarcações já havia dobrado, estimou-se entre 130 a 150 embarcações participantes.

Com o crescimento do interesse de turistas e romeiros pelo Círio Fluvial, cresceu também mais um fator econômico no Círio, o transporte pago para o acompanhamento da Berlinda. As primeiras cobranças de ingressos em embarcações começaram a ser feitas em 1990, inicialmente de maneira simbólica, até atingir neste Círio/2013 valores por pessoa que chegam em alguns casos a mais de R$ 200,00 dependendo da sofisticação da embarcação e do Cardápio oferecido.
 
Hoje uma parte considerável das embarcações que cobram ingressos para o Círio das águas trabalham em parceria com as agências de turismo local.  Algumas embarcações oferecem Kit Romaria (camisas e bonés com a imagem da Santa) e café da manhã, outras uma ceia completa contendo inclusive frutas regionais. Além do cardápio algumas embarcações prometem também música para os romeiros e turistas, além de realização de missa com acompanhamento de coral e de guias especializados.

(DOL, com informações do Dieese)

Seja o primeiro a comentar. Clique aqui!

Sem Comentários

Envie um cartão do Círio para um amigo

CLIQUE AQUI

MAIS NOTICIAS

RISCOS

Europa e Ásia não estão controlando HIV

Quinta-Feira, 27/11/2014, 12h41

CÍRIO DO DISTRITO

Carreata em Icoaraci inicia programação

Segunda-Feira, 17/11/2014, 04h10

TRADIÇÃO E FÉ

Bragança ficou lotada para o Círio de Nazaré

Segunda-Feira, 17/11/2014, 04h02

AMANHÃ

Devotos de Bragança celebram padroeira

Sábado, 15/11/2014, 11h10

PATROCÍNIO