NOTÍCIAS

Inscrições para voluntários do Círio estão abertas

Quinta-Feira, 25/08/2011, 07:35:31

Tamanho da fonte: A- A+
Reunião entre Cruz Vermelha, Diretoria da Festa e escolas (Foto: Marco Santos)

Voluntários que tiverem interesse em participar da equipe de primeiros socorros da Cruz Vermelha no Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2011 ainda podem se inscrever. Durante reunião ocorrida ontem entre a Cruz Vermelha, as instituições parceiras e a Diretoria do Círio 2011, foram repassadas as últimas instruções.

Cerca de 400 pessoas já realizaram o treinamento, iniciado em maio e estão aptas a atuarem nos primeiros socorros de fiéis que estiverem na procissão do segundo domingo de outubro.

Durante o encontro, a secretária geral da Cruz Vermelha, Marilene Malheiros, contou que a expectativa de voluntários para este Círio gira em torno da mesma proposta de todos os anos, entre 5 e 7 mil pessoas. “Apesar de saber que o número é sempre superior, trabalhamos com essa média para não termos grandes surpresas”, disse. Segundo ela, no ano passado 12 mil voluntários estiveram presentes durante a procissão. “Mas não estamos preocupados com o número e sim com a qualificação. Esta é a nossa prioridade”, completa.

TREINAMENTO

Para atuar nas romarias do Círio é preciso se inscrever junto à Cruz Vermelha e fazer apenas uma aula de primeiros socorros. Os treinamentos para os voluntários acontecem todos os sábado, de 8h às 14h. “Quem se inscrever como voluntário só precisa participar em um sábado e ainda pode escolher qual a melhor data para ir ao treinamento”, destaca.

No treinamento os voluntários são orientados sobre as situações que poderão ocorrer no Círio e sobre como transportar as pessoas com segurança até o atendimento realizado por profissionais nos postos de apoio montados ao longo do trajeto da romaria. Segundo Marilene, em geral, as principais causas de atendimento no percurso são: desmaios, ataques de asma e hipoglicemia, provocada principalmente pela falta de alimentação antes da procissão.

Este ano, 35 instituições de educação pública e privada - ensino médio e superior - são parceiras da Cruz Vermelha. A professora do curso de enfermagem de uma faculdade particular de Belém, Conceição Barros, participa como voluntária há quatro anos. Para ela, é importante incentivar os alunos a participarem. “Não apenas pela questão humana que o voluntariado oferece, mas pela renovação da própria fé através do amor ao próximo”, afirma.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever como voluntário do Círio 2011, basta ir à sede da Cruz Vermelha até a primeira semana de outubro. Endereço: avenida Gentil Bittencourt, 1.840, entre Alcindo Cacela e Nove de Janeiro. Os telefones são 3226-5934 e 3226-2556. (Diário do Pará)

Seja o primeiro a comentar. Clique aqui!

Sem Comentários

MAIS NOTICIAS

PREMIAÇÃO

Concurso de redação do Círio anuncia vencedores

Quarta-Feira, 01/10/2014, 16h59

DIEESE

Maniva e ingredientes estão mais caros

Quarta-Feira, 01/10/2014, 10h03

ACOLHIDA

Casa de Plácido começa a receber as doações

Quarta-Feira, 01/10/2014, 10h20

FOGOS

Prefeitura vai à Justiça contra embargo

Terça-Feira, 30/09/2014, 21h52

PATROCÍNIO